O INÍCIO - DIÁRIO DE BORDO DE UMA PROFESSORA ESPECIAL

<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo">Fundo vetor criado por iconicbestiary - br.freepik.com</a>
Há dois anos adquiri uma passagem para um lugar chamado “Mundo Especial”.
Não sabia quando seria o dia do embarque e nem se eu conseguiria embarcar.
Na expectativa de conhecer um pouco mais sobre esse lugar, Mundo Especial, li vários prospectos, vi vários filmes e perguntei como era às pessoas que já visitaram este local.
Sabe, é o que fazemos quando queremos viajar. Procuramos na internet os pontos turísticos, que roupa levar, qual é o costume das pessoas, o que é permitido fazer e o que não é.
Os anos passaram e nada de anunciar o voo que me levaria a esse lugar mágico.
Quando finalmente ouvi alguém anunciar em alto e bom som:
- Professora Paula por favor comparecer no dia 7 de março na companhia da aviação municipal TS para validar o seu ticket, pois você embarcará no dia 8 para que possa chegar no Mundo Especial no mesmo dia. A viagem será sem escalas. A previsão do tempo para os dias os quais permanecerá lá, em sua maioria, é que você encontrará dias ensolarados, mas se porventura uma tempestade vier e a chuva chegar, não se preocupe, visto que lá existem pessoas as quais a ajudará até que o sol volte a brilhar.
Dia 08 de março enfim chegou.
Coloquei a minha melhor roupa, preparei minha mala com extrema alegria. Eu iria conhecer o Mundo Especial.
Pensei:
- O que eu encontrarei lá quando chegar?
- Como são as pessoas que moram lá?
- Como serei recepcionada?
- Será que dou conta do recado?
- Será que estou preparada?
- Será que farei diferença na vida daqueles cidadãos especiais?
Será, será, será….. Quantos questionamentos preenchiam a minha alma.
Quando de repente, ouvi uma vozinha bem pequeninha ao pé do ouvido:
- Relaxa. Curta a viagem. Aprenda a apreciar a paisagem. O caminho também faz parte da jornada. Você só conseguirá ajudar os cidadãos especiais daquele município, se aprender de fato a conhecer, compreender e descobrir as características e as especificidades de cada um.
Perguntei:
- Quem é essa voz que está ao meu ouvido a me falar? Eu não consigo te ver?
- Como são as pessoas que moram lá?
- Como serei recepcionada?
- Será que dou conta do recado?
- Será que estou preparada?
- Será que farei diferença na vida daqueles cidadãos especiais?
Será, será, será….. Quantos questionamentos preenchiam a minha alma.
Quando de repente, ouvi uma vozinha bem pequeninha ao pé do ouvido:
- Relaxa. Curta a viagem. Aprenda a apreciar a paisagem. O caminho também faz parte da jornada. Você só conseguirá ajudar os cidadãos especiais daquele município, se aprender de fato a conhecer, compreender e descobrir as características e as especificidades de cada um.
Perguntei:
- Quem é essa voz que está ao meu ouvido a me falar? Eu não consigo te ver?
A voz me respondeu:
- Quantas perguntas hein! Já sei… Você é ansiosa e perfeccionista? Acertei?
Eu respondi:
- Acertou em cheio, mas quem é você? Quem é a pessoa que me conhece tão bem?
A voz sorriu e disse:
- Eu sou seu Anjo Azul. Alguns me chamam de fada, outros me chamam de voz interior, outros me chamam de amigo imaginário. Na realidade eu prefiro ser chamado de Anjo Azul, todavia anjo significa querubim e criancinha. É isso aí, portanto, sou a criança que existe dentro de você. Às vezes faço peripécias só para que não esqueça que eu ainda moro em seu coração.
Enquanto caminhava para o aeroporto no qual o avião da companhia da aviação municipal TS estava a minha espera para poder embarcar, eu continuava a conversar com o meu Anjo Azul.
Anjo Azul, estou preocupada, pois eu li tanto a respeito do Mundo Especial que fico com receio de não ser perfeita desde o meu primeiro dia. Queria tanto te ver…….
Querubim me falou:
-Uma coisa de cada vez. Para me ver, terá que estar preparada e isso leva um tempo. Poucas pessoas conseguem me ver, na realidade poucas conseguem me reconhecer. Contudo é necessário passar por um processo de evolução, maturação e aprendizagem. Quando esse dia chegar, com certeza ficarei mais feliz do que você.
Anjo Azul continuou:
- Vou te dar uma dica preciosa, não queira ser perfeita, aprenda a aceitar suas imperfeições e isso não significa que você não dará o seu melhor. Aceitando suas imperfeições, você verá que o mundo não é perfeito, mas que está em constante evolução, procurando o seu eterno equilíbrio. Já pensou se o mundo parasse de funcionar só porque não se acha perfeito o suficiente para promover a vida aqui na Terra? Aceitar as imperfeições quer dizer que você as reconhece e que a cada dia achará estratégia para corrigir aquilo a qual não está satisfeita, e assim, proporcionar ao próximo o seu melhor. Pense sempre que evoluímos não só para servirmos a nós mesmos, mas ao próximo também.
Eu nem percebi. Cheguei ao aeroporto municipal. As turbinas do avião já estavam acionadas, só me aguardando para poder me conduzir ao Mundo Especial.
Subi lentamente as escadas do avião e antes de entrar no mesmo, no topo da escada, olhei para trás, contudo queria avistar o que até então tinha conquistado. Não foi fácil adquirir a passagem e nem foi fácil validar o ticket para poder embarcar. Enfim, estou entrando na aeronave a qual me conduzirá à uma viagem extraordinária.
Avião de primeira classe, no meu lugar reservado, sentei-me. A voz já não falava mais comigo. Porém, lembrei-me de seus conselhos e relaxei. Apertei o cinto. O avião começou a decolar. Rapidamente cheguei às nuvens. Tão alvas. Como na infância, a minha imaginação resolveu se divertir, em cada nuvem eu avistava figuras de algodão. Em um lado eu via um coelho, em outro um elefante e mais adiante uma ovelha. Tinha hora que a fauna toda estava reunida em uma só nuvem.
Ah! Ah! Ah! Estava sorrindo. Viajar foi muito divertido porque eu lembrei-me do Anjo Azul e apreciei a paisagem. Em um passe de mágica, cheguei no município Mundo Especial.
Não era só a porta da aeronave que se abria, era um portal a um universo novo, o qual estava disposta a desvendar e por ele me apaixonar.
Levantei do meu assento, firmei meus pés no corredor, contando os passos até a porta, fui caminhando vagarosamente, meus olhos fixos no chão e meu coração estava acelerado. Por fim, meu último passo, não havia mais superfície plana que eu pudesse pisar.
Meus olhos, o quais até então estavam fixados no chão, foram subindo lentamente, e…….
Uau! Vejo um mundo de possibilidades. Que grama verde, que paisagem espetacular. Quantos terrenos férteis, só a espera de um agricultor. Agricultor de gente. Agricultor que queira capinar, tirar as pedras, arar, efetuar o plantio, regar delicadamente e aguardar pacientemente até obter os frutos. O processo é demorado, visto que na vida, tudo tem um propósito de ser e uma sequência lógica. Primeiro a semente germina, depois vai crescendo, se fortalecendo, até se tornar uma árvore forte e frondosa. Aí sim, posteriormente a tudo isso, é que os frutos nascerão. Cada um tem seu ritmo próprio, não adianta acelerar o processo. Assim são os seres humanos.
No momento em que eu ia descer o primeiro degrau, a voz do meu Anjo Azul veio me visitar e me contou:
- Professora Paula, hoje é um dia extraordinário. Você está a poucos passos de desembarcar no Mundo Especial. Lembre-se de tudo o que falei. Encontrará desafios pelo caminho, mas tenha paciência, carinho e amor, e você superará todos os infortúnios que vier. Garanto que a recompensa será incrível. Desejo-lhe boa estadia. Ah! Outra dica preciosa! O registro é muito importante, visto que terá aprendizados inigualáveis. Tudo é importante, cada detalhe faz toda diferença. Os navegadores antigamente já faziam isso, pois Pedro Álvares Cabral em 1500, quando veio ao Brasil, anotou tudo o que ocorreu de relevante durante a viagem para poder analisar as adversidades e sucessos, e mediante o aprendizado obtido, promoveu melhoras no seu planejamento. Isso se chama Diário de Bordo. O legal é que você pode compartilhar suas experiência com outras pessoas. Já sei, darei um título para o seu diário: DIÁRIO DE BORDO DE UMA PROFESSORA ESPECIAL. Bye, Bye e até a próxima!
Desci todos os degraus. Meus pés estavam em terra firme.
Estou pronta para participar minha longa jornada.
Falei para mim mesma:
- MUNDO ESPECIAL, AQUI ESTOU! AQUI VOU EU TE EXPLORAR. DESEJO VER O TEM PARA ME CONTAR!
Paula Almeida de Araujo
Professora de AEE (Atendimento Educacional Especializado)
CARE - Coach Aceleradora de Resultados
10/04/2019
Quem sou? Paula Almeida
Abaixo, deixe seus comentários. Escreva seu nome e de onde você é, pois quero retornar agradecendo sua mensagem.
↓↓↓↓↓↓
Professora de AEE (Atendimento Educacional Especializado)
CARE - Coach Aceleradora de Resultados
10/04/2019
Quem sou? Paula Almeida
Abaixo, deixe seus comentários. Escreva seu nome e de onde você é, pois quero retornar agradecendo sua mensagem.
↓↓↓↓↓↓
Texto lindooooooooo demais, quanta doçura, " professora especial" caiu como uma luva. Muito sucesso Paulinha, que sua viagem seja espetacular!!
ResponderExcluirObrigada de coração!
ExcluirProfessora Especial no sentido que toda Professora é especial, pois faz diferença na vida do seu aluno.
Almejo fazer a diferença na vida de todos que passarem pelo meu caminho.
Um grande abraço de 40 segundos ❤️
Texto lindooooooooo demais quanta docura. "Professora especial" é um nome perfeito. Desejo que sua viagem seja espetacular!!
ResponderExcluirPaulinha, Adorei o teu texto. Obrigada por compartilhar conosco. Muito sucesso guriazinhaaaaa! !🌷😍
ResponderExcluirMuito obriga pela felicitação. E vamos compartilhar, pois informações que são guardadas só pra si, não transformam o mundo ao nosso redor. Um grande abraço de 40 segundos.
ExcluirAbração!!!😘🌻
ExcluirAbraços Pedagógicos ❤️❤️❤️❤️
ExcluirMinha querida prima Paula, muito lindo o texto, você sempre surpreendendo com seus textos lindos e inspiradores, muito sucesso, você merece ! Grande abraço, e boa sorte nesse nova fase da sua vida que vejo em seus olhos o brilho da felicidade.
ResponderExcluirLinda história...
ResponderExcluirDicas de como embarcar nesse mundo?